Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2011

A HISTORIA DO MANBOL

O Início

O Manbol tem sua origem em 1992, através da mente criativa do jovem Rui Hildebrando. Inicialmente, o manbol era uma brincadeira de crianças realizada com mangas, daí o futuro nome do esporte manbol. Mais de uma década se passou e a brincadeira se tornou popular entre os jovens que acabaram por incentivar o criador a elaborar regras oficiais e materiais adequados para a prática, oficializando o nome manbol em 2004 na cidade de Belém.  O esporte e lançado publicamente e não demorou muito para o esporte chamar atenção devido seu dinamismo e sua característica mais peculiar: o uso de duas bolas ovais simultaneamente.

Com o sucesso foi fundada, em 16 de Junho de 2004, a Confederação Brasileira de Manbol (CBM) cujo objetivo é a manutenção e divulgação do esporte em todo o território nacional. Como qualquer manifestação esportiva praticada de forma lúdica ou em caráter de lazer, com regras e constituição própria, é considerada um desporto e, pode-se afirmar que, à partir daquele momento, o manbol se tornava oficialmente um desporto nacional.

Em 2005, o manbol já tinha força para se manter em Belém e, sabendo de todo o potencial que o esporte tinha principalmente para a prática na praia, Rui Hildebrando decidiu que era hora de expandir sua idéia: Depois de uma viagem de mais de três mil quilômetros sem conhecer o caminho, Rui conseguiu chegar ao Rio de Janeiro. Agora o próximo passo era divulgar o esporte.

Com o grande apelo das praias do Rio de Janeiro, tanto para os turistas quanto para os praticantes de esportes, Rui achou que esse seria o melhor caminho para as suas demonstrações e, foi na praia do Flamengo que surgiram os primeiros interessados pelo esporte. Um grupo de amigos gostou muito do esporte e passou a praticá-lo nos fins de semana, quando Rui montava sua quadra na praia. Aos poucos foram surgindo oportunidades de fazer palestras em universidades e alguns eventos.

O Manbol se firma no RJ como nova modalidade

Ao longo das palestras em universidades, o manbol sempre chamou muita atenção, sempre sendo bem recebido, porém, ainda faltava alguma coisa no esporte: a possibilidade de mais pessoas jogarem ao mesmo tempo. Originalmente, o manbol tinha sido criado como uma modalidade individual e sua prática já era muito
apreciada em seu estado de origem mas no Rio de Janeiro a necessidade de aumentar o número de participantes se mostrou

fundamental. Mantendo a idéia original e modificando pequenos detalhes na regra, o manbol ganhou uma nova forma de se jogar: a modalidade em duplas, trio e quarteto. A mudança foi positiva e trouxe muitos resultados.
No segundo semestre de 2005, durante um evento sobre esportes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rui teve a oportunidade de mostrar seu esporte. Atraído por novidades e impressionado com a adaptabilidade do esporte às particularidades das diversas conjunturas econômico-sociais e, subseqüentemente, ao baixo custo de implantação, o professor de educação física e gerente de projetos da prefeitura de Nova Iguaçu, Denison Albino comprou a idéia, se prontificando em ajudar o manbol como pudesse.
Próximo ao fim do ano, Rui conheceu a professora Adriana Mathias, que passou a ajudá-lo na divulgação. No início de 2006, participaram de uma reportagem pela TV Record no programa “Hoje em Dia” Pouco depois o aluno de educação física – e um dos autores deste trabalho - Rodrigo Nascimento também passou a fazer parte do grupo de divulgação.
Com o grupo formado, algumas regras foram aperfeiçoadas, como a altura da rede que aumentou de 1,30m para 1,65m, o tempo máximo de posse de bola que antes era de quatro segundos e foi
reduzido para dois a ultima que antes tinha que ser disputada ou neutralizada não podendo ser continuada após a primeira ser

definida, nas atuais regras a ultima bola precisa ser definida, toque de rede era falta e foi abolido. Em pouco tempo o grupo conseguiu fazer novas palestras, nas universidades Gama Filho e Estácio, além de participar de eventos como o “Ação Global no SESI” e o “Dia do Desafio no SESC”.

O grupo se fortaleceu e criou a Associação de Manbol do Rio de Janeiro (AMRJ) para continuar os trabalhos de divulgação, em outubro de 2006. Os trabalhos de divulgação seguiram com a realização de uma palestra na Faculdade Mercúrio (FAMERC) e participando como uma das oficinas esportivas na Feira Literária de Nova Iguaçu, a convite do professor Denison. Em Dezembro de 2006, foi realizado o 1º Torneio de Manbol da cidade do Rio de Janeiro, com a participação de 12 praticantes.

Em Junho, o Manbol conseguiu sua mais importante conquista dentro do Estado-RJ. Com a ajuda do professor Deníson Albino, a Secretaria de Esportes  de Nova Iguaçu implantou a modalidade nas escolas públicas e adquiriu 1000 pares de bolas e 124 kits Educacionais.

4 comentários: