Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2011

Movimentos básicos do manbol

 Devido ao dinamismo do jogo e às regras que restringem alguns movimentos já conhecidos pelos praticantes de outros esportes, durante uma partida são aceitas variações dos três arremessos básicos.
       Durante a prática do Manbol são proporcionadas situações onde o jogador deve realizar deslocamentos rápidos, em diferentes direções, às vezes com giros e paradas repentinas, interceptar, lançar a bola e dominá-la em diferentes alturas, com uma ou ambas as mãos.
     No manbol, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a sua propriocepção e as demais habilidades sensório-motoras no exercício da própria atividade, que, por suas características, oferece

um enfoque diferente das modalidades tradicionais. Podemos observar isso facilmente no manejo da bola com ambas as mãos.
      Uma das características peculiares do Manbol é o fato da priorização do uso de ambos os membros. Devido à particularidade do jogo, as situações que exigem o domínio da bola, seguido de arremesso com a mão não dominante, são muito freqüentes.
       Com isso, o Manbol destaca-se das outras atividades que priorizam e desenvolvem basicamente os membros dominantes. (Por exemplo, Vôlei, Futebol, Tênis, etc. Nestes esportes há pouco ou nenhum treino dos membros não dominantes)
Esses aspectos são desenvolvidos dentro do manbol através dos limites da quadra (suas linhas e áreas) e da interação do jogador tanto com sua própria área de atuação quanto com a área adversária.
     A utilização de duas bolas simultaneamente trabalha diretamente as habilidades sensório-perceptivas. Já se constatou relatos de alunos com algum tempo de prática, que, devido ao manbol, passaram a sentir mais facilidade no quesito “atenção”  em outros esportes.
      Durante o jogo de manbol, devido à utilização de duas bolas simultaneamente, o indivíduo acaba necessitando de utilizar recursos de organização para aprimorar o próprio jogo. Além disso, a contagem da pontuação possui uma relevância única, por influenciar a própria tática de jogo.

2 comentários: